MORRE EX-PREFEITO

Cerca de um mês e meio após seu retorno à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso, faleceu na manhã desta segunda-feira (30), devido um tumor cerebral. O local do velório e sepultamento ainda não foi divulgado pela família
Danilo Dâmaso foi internado no dia 1º de fevereiro com problemas cardíacos, num quadro de angina precordial, que ocorre quando a demanda de oxigênio pelo miocárdio supera a oferta. Ele ficou internado durante 12 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Em 14 de março, o ex-prefeito chegou a ser preso pela Polícia Federal, em cumprimento à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que julgou improcedente o habeas corpus (HC) que o mantinha o em liberdade. Dâmaso teve a prisão decretada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Ele ficou custodiado por agentes federais na unidade médica.
Em 15 de março, após receber alta médica, Dâmaso foi encaminhado por agentes da Polícia Federal para o Sistema Prisional. Quatro dias depois, ele voltou a ser levado ao hospital, após apresentar um quadro de desidratação.
Fraude em licitações no Pará
Em agosto do ano passado, durante a Operação Pandilha, deflagrada pela Polícia Federal, o ex-prefeito foi detido sob acusação de fraudes em licitações públicas, na região de Altamira, no Estado do Pará. Na época, a prisão preventiva foi expedida pelo TRF-1 após um pedido da Delegacia de Altamira. Ele foi detido em sua residência localizada no município de Marechal Deodoro.
O filho de Danilo Dâmaso, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, prefeito da cidade de Vitória do Xingu, no Pará, também foi detido durante a operação. A recém-criada cidade surgiu em terras da família Dâmaso, a partir de um povoado de moradores e é conhecida como o recinto da família Dâmaso, local onde possuem fazendas, lojas de automóveis, e outros pontos comerciais.
Dias após a operação, Danilo Dâmaso foi transferido, num vôo comercial, acompanhado de um delegado federal, para o Pará. Em outubro, conseguiu liberdade após o ministro do STJ, Sebastião Reis Junior, deferir o habeas corpus em favor do político.
Histórico de prisões
O ex-prefeito de Marechal Deodoro Danilo Dâmaso tem um histórico de prisões e problemas com a Justiça, que teve início no dia 17 de março de 2005 quando foi pela Operação Gabiru, que denunciava gestores municipais por desvio público.
No ano seguinte Danilo foi denunciado por trabalho escravo em uma de suas fazendas no Centro-oeste do Brasil, durante as eleições de 2008 foi preso por desacato à autoridade e por ter provocado tumulto em uma seção eleitoral.
Ele chamou um juiz de batedor de carteiras e acabou indiciado pela própria PF este ano, antes disto sua candidatura foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral este ano por uma “extenso histórico de irregularidades” de acordo com o juiz federal Raimundo Alves.
Entre as acusações ao ex-prefeito uma suposta apropriação indevida de R$ 1.300 milhão, dinheiro pago pelo Banco do Brasil depois que a prefeitura de Marechal Deodoro repassou a folha de pagamento para a instituição.
Dâmaso teria deixado de repassar mais de R$ 2.200 milhões ao Fundo de Amparo Previdenciário (Fapen) recolhidos dos funcionários.

Postar um comentário

0 Comentários