COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


AS AVENTURAS DE DEDE BORGES PARTE VII
O VALENTÃO DE PEIXINHOS
Na década de 60 existia no bairro de Peixinhos em Olinda, um valentão que respondia pelo nome de João Meira. João Meira era um moreno alto, forte, cabeleira cheia. Quem mandava no pedaço era João Meira, dava em polícia, dava em quem se metia a besta para ele, enfim João Meira era o cara.
Depois da confusão aqui em Bom Conselho com o cabra de Terezinha, a família acha por bem mandar Dede para o Recife, especificamente Peixinhos em Olinda. Dede, aluga um bar que tem um bilhar e tem como sócio um amigo de longas datas (outro doido igual a ele). O amigo trabalhava na Sunab, órgão de fiscalização de peso e medida e preços do governo na década de 60, 70 e 80.
Noite de domingo o movimento fraco, lá pelas 10 horas da noite, Dede resolve fechar o bilhar e ir tomar umas numa gafieira que existia em peixinhos por nome de “MANGAREFE”. Quando chega em frente à gafieira resolve antes de entrar, tomar uma cerveja num bar que tem em frente à gafieira. O bar estar cheio de gente, quando o amigo de Dede entra, uma turma que esta bebendo numa mesa ao lado, olha com desconfiança, pois nunca tinha visto aquele sujeito por ali, então entra Dede, pede uma cerveja e fica com o amigo no balção, é quando um sujeito alto mal-encarado cisma com a cara de Dede, e sem Dede fazer nada ele pega na beca de Dede e diz que ele não bebe ali, Dede pergunta ao dono do bar se pode beber, no que é afirmado que sim. O cara que estava agarrando na beca de Dede era o famoso João Meira de Peixinhos, Dede como era de fora, nunca tinha ouvido falar, porém quem morava naquelas redondezas sabia muito bem quem era o valentão João Meira.
Nisto Dede diz – amigo solte minha beca – João Meira diz que vai coloca-lo para fora. Nisto João Meira com uma mão na beca de Dede e com a outra segura o couro da barriga dele e aperta com força, e vai empurrando Dede para fora do bar – Dede conhecedor profundo das artes marciais, já estava com o golpe certo para dar em João Meira, quando eles chegam na porta do bar, Dede coloca a mão no pescoço de João Meira e com o pé na barriga dele, deita no chão e arremessa o corpo de João Meira por sobre o seu corpo, este golpe no judô se chama “TUMANAGUE” João Meira ao cair, desloca o ombro, era exatamente o que Dede queria.
QUERO DESEJAR A TODOS OS MEUS LEITORES, UMA FELIZ PÁSCOA E QUE DEUS MANDE CHUVA PARA MELHORAR A NOSSA SITUAÇÃO, POIS A COISA ESTA FEIA.
A COISA SÓ ESTA COMEÇANDO, FORTES EMOÇÕES VIRAM.

Postar um comentário

0 Comentários