COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO

7 DE SETEMBRO
Fui intimado pelo nosso amigo Emanuel Leonel para escrever uma crônica sobre o 7 de setembro em nossa cidade.
A Maçonaria “segredo e caridade” tem por obrigação de abrir o desfile de 7 de setembro, é tradição que denota muitos anos. Sabemos que o patriarca da independência “José Bonifácio” era maçom, e que foi a Maçonaria uma das principais instituições que apoiou a nossa independência.
Confesso aos senhores que sempre fui fã do 7 de setembro, quando aluno aqui em nossa cidade, ficava contando os dias para a chegada do 7 de setembro. Na noite que antecedia o 7 de setembro eu quase não dormia, e logo cedo estava de pé, minha avó fazia um café da manhã reforçado, que era para não desmaiar na hora do desfile.    A farda do São Geraldo estava engomada, se você colocasse ela em pé ela ficava.

Estou eu em frente ao Bando do Brasil quando vem o desfile da Maçonaria, era 8 horas da manhã, todo maçom vestindo um terno preto, com um avental colorido na cintura, neste meio eu vejo que um deles se destaca pela a quantidade de medalha estampada no peito, eram mais de 10 medalhas, este brioso maçom, era meu compadre Zé Félix, você sentia no seu semblante o orgulho de esta desfilando com aquelas medalhas, então eu não me contive e gritei –Zé Félix – ele olhou para mim e abriu aquele sorriso, então eu perguntei – ONDE FOI A GUERRA QUE TU FOSTE PARA GANHAR TANTA MEDALHA? – então ele prontamente disse – VAI TE LASCAR – e saiu com uma cara de comer bicho.

Postar um comentário

0 Comentários