CAVALOS ESTÃO MORRENDO EM BOM CONSELHO POR CAUSA DA ENCEFALOMIELITE EQUINA

encefalomielite equina é uma doença zoonótica viral que acomete os cavalos acidentalmente, pois sua fonte de infecção é aves silvestres. A enfermidade é grave e pode ser dividida em três grupos: a leste (EEE), oeste (WEE) e a venezuelana (VEE), sendo rara no Brasil, relatada apenas em casos isolados.
A enfermidade tem os mosquitos Aedes spp. e o Culex spp. como os transmissores e se manifesta em surtos epidêmicos, geralmente em temperatura e umidade alta. Ela tem sua porta de entrada pela pele do animal, quando picado pelo vetor contaminado.
Não há uma faixa etária ou raça mais predisposta a contrair a doença, a encefalomielite equina pode atingir desde potros novos aos equinos que são mais adultos.
O período de incubação da doença é de dois a sete dias. Quando não é tratada rapidamente, pode levar o animal ao óbito. O tipo EEE da doença costuma ser fatal, enquanto que as demais formas, se controladas com tratamento, têm uma baixa taxa de letalidade.

EM BOM CONSELHO, os animais afetados por essa doença tiveram um tipo de ataque epilético deitados, todos se batendo, de 03 a 05 dias acabaram morrendo. Quem tiver cavalo deve procurar de imediato um veterinário para passar a medicação correta para tentar salvar a vida do animal. Segundo donos de equinos, a situação é preocupante e de alerta.

Postar um comentário

0 Comentários