As marmitas do rio Papacacinha e sua beleza natural

 

Acima está um dos trechos do rio Papacacinha que tem sua foz no lado leste de Bom Conselho.

O rio Papacacinha em 25 km (nascente a foz), passa por várias transformações em todo seu meandro.

Mesmo sofrendo uma verdadeira agressão devido ao esgoto que cai dentro dentro dele quando passa pelos 3,3 km da cidade, o rio Papacacinha sobrevive e resiste após 7 km do centro de Bom Conselho.

A mata ciliar e as formações rochosas que ficam no meandro do rio, especialmente nos km que antecedem a foz, ajuda o rio a resistir e sobreviver.

Caminhar por essas bandas do rio é uma verdadeira terapia... Conhecer como o rio se comporta está incluído na pesquisa do projeto Poeta Viagens e Aventuras.

Neste trecho do rio há várias marmitas (termo geológico), formadas pela ação da água do vento. Uma atividade que leva centenas ou milhões de anos.

Veja a beleza do pendão do gravatassu, uma cactácea que se adapta a locais úmidos.

Somente andando por essa região para compreender do por que o rio sobrevive a tanta agressão urbana, quando deixam todo o esgoto do rio cair dentro do rio.

Em todo o trecho do rio Papacacinha pelo lado leste há jardins botânicos ao ar livre, já que encontramos uma grande variedades de árboreas.

Final de semana último, levei meus filhos Mariana, Eros, Aysha e Gabriel, além do amigo Junior de Arapiraca para conhecer as corredeiras do rio Papacacinha.

Os blocos rochosos de granito se espalham por todo o rio, inclusive chega a subdvidir o rio em duas partes. Ao mesmo tempo, o rio Papacacinha é um lugar ideal para realizar trilhas ecológicas.

Quer saber mais?

Postar um comentário

0 Comentários